terça-feira, 24 de abril de 2012

Jair Melo se prepara para percorrer 20 mil quilômetros de bicicleta no projeto Pedal Extremo

Atleta de 45 anos vai passar por 13 estados brasileiros e cinco países da América do Sul


Jair Melo se prepara para percorrer 20 mil quilômetros de bicicleta no projeto Pedal Extremo Porhus Junior /
 
Jair Melo percorrerá 20 mil quilômetros de bicicleta durante oito meses Foto: Porhus Junior 
 
Maurício Reolon
Natural de Canoas, mas morador de Caxias do Sul desde criança, Jair Melo vai encarar a partir do próximo dia 5 o grande desafio da sua vida. Ou melhor, alguns desafios: atravessar 13 estados brasileiros e cinco países; encarar a altitude de mais de cinco mil metros na Cordilheira dos Andes; pedalar cerca de 150 quilômetros por dia; superar problemas de alimentação, hidratação e o cansaço.

Esses são apenas alguns obstáculos que o ciclista de 45 anos terá pela frente no projeto Pedal Extremo. O atleta apelidado de "Pexe", viajará sozinho e percorrerá cerca de 20 mil quilômetros. Além da bicicleta, apenas a bagagem, de cerca de 40kg.

— É o grande desafio da minha vida. É uma viagem que vai depender mais do psicológico do que da parte física. Será uma luta solitária a cada dia — define.

No esporte há 21 anos, Melo disputa provas estaduais e nacionais de ciclismo de longa distância. Ele começou a pedalar para combater a obesidade e através de atividade conseguiu integrar o esporte a sua rotina. Em 2005, iniciou a participação nos "Audax", provas de resistência onde os ciclistas tem determinado tempo pra terminar cada etapa e conseguir classificação para o objetivo seguinte.

Porém, o percurso mais longo que ele atingiu até agora foram 3,8 mil quilômetros até Salvador, na Bahia. Até o final do mês passado, Melo trabalhava em uma metalúrgica de Caxias do Sul. Pediu demissão para se dedicar ao maior sonho da vida. Com o dinheiro do acerto, começou a planejar o roteiro da viagem. A nova aventura deve durar cerca de oito meses.

— Também será uma aventura. Conhecer outros lugares, enfrentar climas diferentes, comidas típicas de cada local. São situações que nunca passei — destaca o ciclista.

Jair Melo ainda busca patrocínios que auxiliem nas despesas da viagem. Até o momento, ele conta o apoio da Universidade de Caxias do Sul, da ATP suplementos e da Alencar & Jeremias Bike Center.

Jornal Pioneiro

2 comentários:

  1. ALUCINANTE...sem palavras ; ) Boa Sorte, vou torcer muito por vc!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Jakeline! O Pexe precisa dessa torcida! vamos manter todos informados! Um beijão pra você!

    ResponderExcluir